Uma pergunta sempre deveria ser feita pelas mulheres antes de saírem das suas casas para um evento importante – Esse look que escolhi me valoriza? Neste caso, não estamos nos referindo apenas à combinação de roupas e acessórios, mas ao visual como um todo, incluindo, cabelo e maquiagem, e a relação dos mesmos com as suas características pessoais.
É comum observar mulheres caindo em algumas armadilhas na hora de definirem os seus visuais, seja no dia-a-dia, seja em ocasiões relevantes a nível pessoal e profissional. Uma delas é achar que só porque estão vestindo uma famosa marca nacional ou internacional, estão acima do bem e do mal e bem longe do mau gosto. Outra é achar que só porque uma determinada roupa ou penteado são bonitos e foram abalizados pela moda ou celebridade, é o que basta para que atinjam o sucesso através deles.
A verdade é que a idealização que nós mulheres construímos do que é legal e do que precisamos adotar vem muito desses paradigmas já há muito tempo arraigados em nosso inconsciente, e que são todos os dias alimentados por revistas, novelas, filmes como, por exemplo, Sexy and City, ou seja, a mídia em geral. Com isso, infelizmente, muitas esquecem que o mais importante é que aquele conjunto de elementos que escolhemos para compor o nosso visual sobressaia as nossas qualidades, valorizando nossa imagem como um todo.
É importante salientar que o problema não está nas marcas já citadas, nem naquilo que é apresentado pela moda e pelos meios de comunicação, mas na confusão estética que se costuma fazer com o que é apresentado por eles. Não é porque a trança usada por Marcela Temer, esposa do nosso atual vice-presidente da República, foi focalizada e exaltada pela mídia na ocasião da posse do seu marido, que todas deverão adotar o seu penteado. Isso porque, cada mulher possui características de rosto e cabelo bem particulares, que devem ser levados em consideração na hora da escolha.
![]() |
| Marcela Temer e a sua famosa trança |
O pensamento de que, acima de tudo, o look deve nos valorizar como um todo também parece não ser a máxima de mulheres consideradas privilegiadas, seja por sua beleza, sucesso ou dinheiro, como as estrelas de Hollywood, por exemplo. Há alguns anos atrás, Giorgio Armani disse em entrevista a revista Veja que para ele é muito difícil vestir as atrizes para a cerimônia do Oscar por considerá-las muito inseguras. E é essa insegurança um dos fatores que levam estas mulheres a cometerem erros em alguns momentos, mesmo tendo a sua disposição o que há de melhor em termos de profissionais e produtos. Fenômeno este que não está restrito a esse universo, pois quanto mais se é insegura com relação a sua auto-imagem e mais opções se possui, mais se dependerá da ajuda de terceiros, que nem sempre estão capacitados para tal conselho.
![]() |
| As estrelas Christina Aguilera, Sandra Bullock e Michelle Wiliams na última edição do Globo de Ouro. Exemplos de como um look mal elaborado pode desvalorizar as qualidades naturais de uma mulher. |


Nenhum comentário:
Postar um comentário