A velocidade com
que surgem e se atualizam aplicativos/redes sociais gera muitas interrogações e
confusão na cabeça de produtores de conteúdo e seguidores. Isso ficou evidente na
semana passada, após a última atualização do Instagram.
A função “Stories” no Instagram chegou para concorrer
com um aplicativo/rede social que vinha crescendo de forma exponencial do ano
passado pra cá, o Snapchat, tema de outro texto publicado neste blog (Snapchat, amoda e Thaynara og!!!). O Instagram Stories, assim como o Snap,
proporciona ao usuário a possibilidade de realizar vídeos de apenas 10 segundos,
que ficam disponíveis por apenas 24 horas.
Memes relacionados a suposta cópia do Snapchat pelo Instagram |
Surgiram
especulações de que Mark Zuckerberg, o criador do Facebook e também proprietário
do Instagram e Whatsapp, teria copiado o Snapchat porque foi frustrado em mais
de uma tentativa de adquirir o aplicativo. Logo pipocaram as análises e memes
relacionados ao Stories, chamado popularmente de “Instasnap”. À respeito, Mark declarou
que não via problema nenhum em copiar, e que esta seria uma prática comum no
Vale do Silício.
Independentemente da
ética que envolveu a criação do Instagram Stories e do seu pouco tempo de
funcionamento, é possível afirmar que foi mais um golpe de mestre de Mark Zuckerberg.
E que sim, poderá acabar com a ascensão que vinha tendo o Snapchat, usado, por
exemplo, por Hillary Clinton para divulgar o dia-a-dia da sua campanha à
presidência americana.
O Instagram tem
quatro vezes mais usuários do que o concorrente, que seguem um número
infinitamente maior de pessoas, marcas e veículos de comunicação em comparação com
os seguidores da original rede de produção de conteúdo em vídeo. No geral, todos
que estão no Snapchat, estão no Instagram, mas a recíproca não é verdadeira,
até mesmo pelo próprio formato do aplicativo/rede.
Diferentemente do
Instagram, para começar a seguir uma determinada pessoa no Snap é imprescindível
ter o seu exato username, do contrário, pela falta de alternativas que facilitem
a busca, gera-se grande dependência do boca a boca para se conseguir ampliar o
número de seguidores. Assim, pensando apenas em termos de praticidade, é muito
mais simples que um usuário do Instagram passe a postar e assistir vídeos na
própria rede do que migrar para outra ainda desconhecida, que faça a mesma
coisa. E isso ficou claro nos primeiros dias do Stories, quando muitos aderiram
a novidade e se percebeu que a ferramenta daria acesso a um número bem maior e
facilitado seguidores e produtores de conteúdo na internet.
O interessante foi notar o atordoamento que esta novidade causou naqueles que estavam no Snapchat há algum tempo, entre eles, artistas e apresentadores de tv e personalidades da internet, como blogueiras de moda, decoração e viagens. Sem falar nos muitos que ganharam notoriedade e que têm nesta rede social seu maior número de seguidores, caso de brasileiros que moram no exterior e fazem sucesso mostrando os lugares onde vivem e seus estilos de vida. A maioria manifestou resistência, confusão e apreensão, fazendo colocações e questionamentos do tipo: “não conseguirei dar conta de mais uma ferramenta”; “faço os dois?”; “fico em um só?”; “migro de vez para os vídeos do Instagram?”. Já para quem ainda não navegava neste aplicativo de vídeos, o Stories foi uma ótima solução para divulgar, mesmo que de forma indireta, produtos e serviços.
O interessante foi notar o atordoamento que esta novidade causou naqueles que estavam no Snapchat há algum tempo, entre eles, artistas e apresentadores de tv e personalidades da internet, como blogueiras de moda, decoração e viagens. Sem falar nos muitos que ganharam notoriedade e que têm nesta rede social seu maior número de seguidores, caso de brasileiros que moram no exterior e fazem sucesso mostrando os lugares onde vivem e seus estilos de vida. A maioria manifestou resistência, confusão e apreensão, fazendo colocações e questionamentos do tipo: “não conseguirei dar conta de mais uma ferramenta”; “faço os dois?”; “fico em um só?”; “migro de vez para os vídeos do Instagram?”. Já para quem ainda não navegava neste aplicativo de vídeos, o Stories foi uma ótima solução para divulgar, mesmo que de forma indireta, produtos e serviços.
Contudo, precisamos considerar questões observadas após alguns dias de funcionamento do Stories. O número de likes no Instagram, por exemplo, diminuiu. O que provavelmente foi causado pela preferência das pessoas em assistirem os vídeos, deixando as fotos de lado. Neste caso, Mark Zuckerberg pode ter “criado” um concorrente para o seu próprio aplicativo. Além disso, a ferramenta possui desvantagens comparativas com o Snapchat, como o fato dos vídeos demorarem muito para carregar, tornando-a cansativa e pouco dinâmica, o que vem desanimando seguidores.
Anna Wintour registrando seu dia-a-dia de trabalho em vídeos no Instagram Stories |
Como sempre, a moda e seus personagens saíram na frente no uso de mais uma
ferramenta de divulgação e interação na internet. E um símbolo importante de que a área
não desconsidera qualquer nova forma de aproximação com seus públicos, foi a célere adesão da Vogue americana a novidade. De forma surpreendente, a poderosa editora chefe, Anna
Wintour, inaugurou o Instagram Stories no mesmo dia do seu lançamento, mostrando-nos os bastidores de sua rotina na revista. As marcas de roupas e acessórios de pequeno e médio portes também aderiram rapidamente ao Stories, aproveitando-se da vantagem do número de seguidores que já possuíam no Instagram.
A verdade é que com esta
multiplicação de redes sociais, ferramentas, mídias, formatos e maneiras de se comunicar
e se conectar na internet, pessoas e empresas precisam dedicar mais tempo e
esforços à tarefa nada fácil de conquistar e manter seguidores. Por outro lado,
o cenário se torna confuso para os seguidores em função da infinidade de
possibilidades. Ainda não é possível antecipar as consequências dessa "corrida maluca",
mas sabemos que tem interferido na maneira como interagimos pessoal e
profissionalmente e no tempo (qualidade e quantidade) que dedicamos ao mundo
físico em contraponto com o virtual.
Como diz o sociólogo
Zygmunt Bauman, vivemos num mundo líquido, no qual certezas, crenças e práticas
não são mais sólidas, são diluídas de uma forma muito veloz. Esse pensamento
explica a profusão de focos de atenção no mundo digital que nascem, morrem e se
canibalizam de forma rápida, para atender a nossa cada vez mais premente necessidade por novidade.
Quanto à concorrência entre o Instagram Stories e o Snapchat, teremos que aguardar os próximos capítulos.
Quanto à concorrência entre o Instagram Stories e o Snapchat, teremos que aguardar os próximos capítulos.
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