A liberdade na hora de criar é importante para que o resultado de uma criação seja verdadeiro. Contudo, estar vinculado a parâmetros auxilia os Designers de Moda a atingirem objetivos previamente definidos por uma marca.
Liberdade é um estado de espírito totalmente subjetivo. Mesmo em tempos de guerra e ditadura, ela esteve presente na mente daqueles que desejavam produzir algo, seja algum tipo de arte, uma coleção e etc. A falta dessa variável não é capaz, portanto, de impedir o ato de criar. Ela pode apenas influenciar e ou inspirar o seu desenvolvimento e resultado finais.
O Designer/Estilista possui a liberdade de criar o que ele quiser, mas apenas de produzir e comercializar aquilo que for conceitualmente, estruturalmente e mercadologicamente viável, principalmente, quando ele não é dono do próprio negócio.
Muitos podem pensar que essa seja uma realidade ruim, afinal, esses profissionais não poderão, em tese, mostrar ao mundo todo o seu potencial criativo. No entanto, ela deve ser encarada apenas como um exercício de profissionalismo, flexibilização e, por que não dizer, infinita capacidade criativa do homem. A liberdade? Continuará do mesmo jeito, dentro de cada um desses criadores e refletida nas suas criações.
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| Alexandre Herchcovitch para a Rosa Chá Primavera/Verão 2010/11 |
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| Marc Jacobs para Louis Vuitton Primavera 2011 |


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