terça-feira, 18 de novembro de 2014

A hora das blogueiras

O ciclo de vida da moda sempre contou com um grupo fundamental para o seu sucesso, chamados pelos teóricos da área de INOVADORES. São aqueles indivíduos que primeiro adotam uma nova estética (algumas vezes seus próprios criadores), disseminando e influenciando, seja de forma espontânea ou não, novas propostas do que vestir e adornar.

Pode-se afirmar que esses primeiros usuários possuem um grau significativo de influência sobre a sociedade ou um determinado grupo. Como formadores de opinião, acabam por servir de modelo para o que se acredita ser o ideal/legal em uma determinada época.
Exemplo de personagens da história mundial que disseminaram novas estéticas

Aristocratas, burgueses, estilistas, artistas, grupos urbanos, celebridades são exemplos desses inovadores que tiveram influência nos modos e modas de vestir em fases distintas da história da moda.  E, em graus diversos, esses atores ainda continuam a influenciar, haja vista, o sucesso do visual de Kate Middleton, membro da aristocracia inglesa. Uma simples aparição da princesa faz com que as peças usadas se esgotem rapidamente nas lojas das marcas eleitas.

Juntas, algumas das blogieiras mais populares do país em evento
 da Pantene. Da esq. para a dir.: Lala Trussardi Rudge, 
Thassia Naves,Helena Bordon, Camila Coutinho, 
Lelê Saddi e Nati Vozza.
Atualmente um novo perfil de influenciador de novas modas emergiu, aproveitando todo o poder de alcance que o seu veículo de comunicação proporciona.  As blogueiras de moda, como são conhecidas, são um fenômeno exclusivo da internet e conseguiram atingir seguidores nos quatro cantos do mundo, demonstrando grande poder de influenciar na estética e nas escolhas de compra dos seus seguidores. Consideradas celebridades do momento, são convidadas para os principais eventos de moda do planeta, para se apresentarem em programas de televisão, fazerem campanhas publicitárias, vídeos institucionais, fazerem presença em eventos dos mais variados, etc.

A plataforma de atuação das blogueiras é um gênero digital, o blog, associado a outro gênero, a rede social. Como muitos, o fenômeno nasceu de forma espontânea, sem pretensões de gerar lucro e viabilizado por esses espaços digitais, que abrem a qualquer pessoa a oportunidade de se tornar autor e produtor de conteúdos. Além disso, blogs e redes sociais não impõem a seus autores compromissos jornalísticos ou apuro textual, permitindo uma ampla liberdade de expressão.

Formada em Design de Moda, pioneira dentre as blogueiras de moda
e ícone da expressão "look do dia", Camila Coutinho é uma das mais
 bem sucedidas da função no país e no mundo. Seu blog Garotas Estúpidas foi 
considerado um dos 5 mais acessados do planeta,com mais de 100 mil 
acessos dia. Com uma fórmula que inclui bom gosto, bom humor 
e uma linguagem informal e pra cima, ela conquistou quase um milhão 
de seguidores no Instagram. Além disso, mantêm um canal no 
Youtube. Seu estilo predominante é o Moderno dramático, 
com o esportivo e feminino presente em várias produções.
Mas afinal, o que as blogueiras trouxeram de tão diferente, que as tornaram elos entre o sistema de moda e o consumidor? Elas popularizaram uma nova maneira de apresentar novidades de vestuário, acessórios e produtos de beleza de forma natural, pessoal, inserida em seu cotidiano. Com produções próprias, seus looks misturam peças de marcas e preços diversos, inseridos em contextos do dia-a-dia. Tal fórmula atrai um número cada vez maior pessoas que as seguem, identificam-se e copiam essas mulheres de corpos, idades, estilos pessoais e life style dos mais diversos, que acabam por povoar o imaginário do que seria uma estética ideal. 

É necessário chamar a atenção para o fato de que elas promovem, na maioria das vezes, de forma subliminar, não apenas itens de moda e beleza, mas também destinos turísticos, hotéis, restaurantes, etc. Dessa forma, passaram a ser cobiçadas por empresas dos mais diversos segmentos de atuação.

Marcas e varejo de moda e beleza logo perceberam a força dessas formadoras de opinião que vivem como num verdadeiro reality show. Assim, passaram a investir na imagem daquelas blogueiras que atingem seu público-alvo, e que demonstraram capacidade de impulsionar as vendas de forma mais eficiente e eficaz que uma campanha publicitária ou um desfile proporcionariam. Com isso, a função que era informal, passou a virar um negócio lucrativo, com a necessidade de uma maior profissionalização.

Com mais de 46 mil seguidores no Instagran, Consuelo Blocker apresenta um novo perfil de Blogueira de Moda. Ela mostra a suas seguidoras que uma mulher madura pode se manter interessante por meio do bom gosto, feminilidade, naturalidade e simpatia. Seu Blog não fala apenas de moda, mas mostra todo o seu estilo de vida na região de Floreça, onde mora, além das viagens que realiza com certa regularidade. Seu estilo pode ser definido como elegante, com predominância do monocromático, vestidos clássicos e echarpes, com leves toques de sensualidade. Com esse perfil atraiu marcas como a Corello e a Valiseire, que hoje investem em sua imagem.
As relações das marcas de roupas, acessórios e beleza com as blogueiras de moda se apresentam das mais variadas formas. A maioria apenas envia produtos de presente no intuito que sejam testados, usados e divulgados de forma espontânea em algum post no blog, Instagram e Facebook. Outras fazem contratos de espaço publicitário, com a inserção de banners nos blogs; pagam pelos chamados plubposts, matérias, ensaios fotográficos ou postagens tanto nos blogs, como nas redes sociais em que as blogueiras usam peças da marca; ou mesmo firmam parcerias para a criação de coleções e licenciamento de produtos com os seus nomes. Além, é claro, de tentarem garantir a presença dessas novas celebridades em seus eventos, como desfiles, lançamentos de coleção, inauguração de lojas, com a certeza de que o seu evento e produtos serão divulgados no mesmo dia.

Vic Ceridono, está à frente do Dia de Beauté, vinculado ao portal da Revista Vogue Brasil. Mantêm como foco principal do seu blog a maquiagem, o que atrai as marcas do segmento. Especialmente no Instagram apresenta referências de Moda e o seu life style. Assim como outras blogueiras, também passeia por outras mídias, mantendo um programa semanal, o Tv Beauté.
Muitas meninas têm criado os seus blogs relacionados aos segmentos de moda e beleza, sonhando em ser blogueiras de sucesso. E pensando em atender a esse público crescente, até um curso superior foi criado, o "Mídias digitais Sociais" da Escola de Belas Artes. No entanto, com a massificação da atividade, destacar-se frente a tanta concorrência fica cada vez mais difícil. Para isso, precisa-se investir em um diferencial, numa identidade bem construída e em conteúdos que possam agregar algo à vida do internauta, principalmente hoje, quando precisam estimular o seu público a acessar o blog e não somente curtir suas publicações nas redes sociais.

Cuca Amorim começou o seu blog a partir de uma experiência própria que desejou dividir com outras pessoas que passavam pelo mesmo processo.  Começou a postar o seu diário intitulado "saga da gordinha", onde mostrava seu caminho em busca do emagrecimento. Com isso, além de conseguir emagrecer, arregimentou muitos seguidores. Como é formada em Design de Moda, começou a postar seus looks e experiências com maquiagem, conseguindo vários parceiros comerciais, o que lhe rendeu uma autonomia econômica. Seu estilo sexy e moderno, agrada principalmente meninas mais jovens que se identificam com seu visual. Cuca também apresenta o programa Super Nova na Tv Gamera na internet, além de vídeos em canal próprio no Youtube.
Espontaneidade com novidade, como já foi dito, são conceitos chave do trabalho das blogueiras de moda. Textos e looks são produções próprias, que devem ser apresentados sem muito apelo comercial para que seus seguidores não sintam que estão sendo induzidos de forma direta a uma compra, mesmo que haja a sinalização dos publiposts. Se estes diferenciais forem perdidos poderá gerar perda de credibilidade. Para que isso não ocorra, elas precisam saber conduzir a parte comercial da atividade, que ganhou um vulto bem maior do que poderiam imaginar. 

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