Que as redes sociais são a principal forma de comunicação e
interação na contemporaneidade, todo mundo já sabe. A questão agora é saber
quantas e quais redes são necessárias para que nos sintamos informados e conectados
a nossos amigos, colegas de trabalho, seguidores, clientes e etc. Ou seja, para
nos mantermos e estreitarmos relações pessoais, profissionais e comerciais. No
caso específico daqueles que trabalham com moda a resposta já está dada,
todas!!!!
Não é de agora que a moda iniciou o seu processo de democratização,
mas nada se compara ao fenômeno que está acontecendo hoje. Depois da chegada da
internet e suas redes sociais, qualquer um, independentemente de classe social
e lugar onde mora, tem acesso às tendências e novos produtos lançados por esse
mercado expandido e tão competitivo.
Além das campanhas de lançamentos e material sobre semanas de
moda serem publicados em sites e blogs quase que instantaneamente ao fato
ocorrido, estes são divulgados simultaneamente no Facebook, Instagram, Twitter,
Snapchat e etc.
Ou seja, basta ter uma conta em uma das redes sociais mais populares
e seguir revistas, marcas e personalidades da área, para ter acesso a
informação de Moda direto na fonte, e, em alguns casos, em tempo real! Isso
porque o aplicativo Periscope (Twitter) e a função “Live Mentions” do Facebook já
possibilitam que os convidados dos desfiles e eventos realizem transmissões ao
vivo. Algo fantástico também para as marcas, que conseguem uma divulgação espontânea,
chegando a um público bem maior do que qualquer campanha de publicidade lhe
proporcionaria.
Vamos pegar como exemplo e analisar a participação de Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda, na última edição da São Paulo Fashion Week. Arlindo usou todas as principais redes sociais e os recursos de mídia que elas comportam, adaptando a linguagem, seja estética ou verbal a cada uma delas.
Arlindo e equipe do agrund.com na sala de imprensa do evento. |
Arlindo nos corredores da SPFW |
Post no Facebook com o link da resenha escrita por Arlindo Grund de um dos desfiles da SPFW, postado no site agrund.com |
Um dos vídeos gravados por Arlindo para o seu canal no Youtube
No Instagran, Arlindo postava os looks escolhidos para cada dia de desfiles e versões de 15 segundos dos vídeos citados acima. No snapchat, mostrava algumas
curiosidades do evento e chamava seus seguidores para se conectarem, hora ao Periscope,
hora ao Facebook Live Mentions, onde realizava transmissões ao vivo dos desfiles, corredores e bastidores da SPFW.
Foto do look escolhido para o segundo dia de SPFW. |
Arlindo fazendo transmissão ao vivo dos desfiles. |
Com tudo isso, além de divulgar o evento, as marcas que desfilaram, conseguiu ampliar bastante o número de seguidores. Ou seja, todos saíram ganhando! Ele é que podemos chamar de Digital Influencer, aquele que está em todas as plataformas na internet e que, além de informar, influencia pessoas a consumir ideias e produtos.
No espaço Facebook Mentions |
Entrevistado por uma blogueira nos corredores do evento |
Quando
este texto estiver publicado, algo novo já terá sido apresentado pela industria
da moda nas redes sociais, seja de maneira direta, seja através de uma das
muitas personalidades (Digital Influencers), a milhares de pessoas ao
mesmo tempo. O que fazemos com tanta informação, é o que ainda estamos
descobrindo!
O que
podemos afirmar é que estamos vivendo o ápice da democratização da Moda. E aquele
que souber usar as redes sociais de forma consciente e planejada, ganhará cada
vez mais seguidores e, consequentemente, popularidade. No caso das marcas,
clientes ávidos por consumir as novidades propostas.
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