quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Digital Influencer e o ápice da democratização da moda

Que as redes sociais são a principal forma de comunicação e interação na contemporaneidade, todo mundo já sabe. A questão agora é saber quantas e quais redes são necessárias para que nos sintamos informados e conectados a nossos amigos, colegas de trabalho, seguidores, clientes e etc. Ou seja, para nos mantermos e estreitarmos relações pessoais, profissionais e comerciais. No caso específico daqueles que trabalham com moda a resposta já está dada, todas!!!!

Não é de agora que a moda iniciou o seu processo de democratização, mas nada se compara ao fenômeno que está acontecendo hoje. Depois da chegada da internet e suas redes sociais, qualquer um, independentemente de classe social e lugar onde mora, tem acesso às tendências e novos produtos lançados por esse mercado expandido e tão competitivo.

Além das campanhas de lançamentos e material sobre semanas de moda serem publicados em sites e blogs quase que instantaneamente ao fato ocorrido, estes são divulgados simultaneamente no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e etc.     

Ou seja, basta ter uma conta em uma das redes sociais mais populares e seguir revistas, marcas e personalidades da área, para ter acesso a informação de Moda direto na fonte, e, em alguns casos, em tempo real! Isso porque o aplicativo Periscope (Twitter) e a função “Live Mentions” do Facebook já possibilitam que os convidados dos desfiles e eventos realizem transmissões ao vivo. Algo fantástico também para as marcas, que conseguem uma divulgação espontânea, chegando a um público bem maior do que qualquer campanha de publicidade lhe proporcionaria.

Vamos pegar como exemplo e analisar a participação de Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda, na última edição da São Paulo Fashion Week. Arlindo usou todas as principais redes sociais e os recursos de mídia que elas comportam, adaptando a linguagem, seja estética ou verbal a cada uma delas. 

Arlindo e equipe do agrund.com na sala de imprensa do evento.
Arlindo nos corredores da SPFW
Em seu site, agrund.com, publicou matérias sobre o evento, os backstages e as resenhas sobre os desfiles escritas pelo apresentador. Esse material era simultaneamente divulgado em sua página no Facebook e twitter.

Post no Facebook com o link da resenha escrita por Arlindo Grund
 de um dos desfiles da SPFW, postado no site agrund.com 
No face, além dos links para os textos do site, subiam os vídeos especialmente produzidos a cada dia por uma equipe profissional, postados originalmente em seu canal no Youtube- Nada para vestir. 

                                               Um dos vídeos gravados por Arlindo para o seu canal no Youtube

No Instagran, Arlindo postava os looks escolhidos para cada dia de desfiles e versões de 15 segundos dos vídeos citados acima. No snapchat, mostrava algumas curiosidades do evento e chamava seus seguidores para se conectarem, hora ao Periscope, hora ao Facebook Live Mentions, onde realizava transmissões ao vivo dos desfiles, corredores e bastidores da SPFW.

Foto do look escolhido para o segundo dia de SPFW.
Arlindo fazendo transmissão ao vivo dos desfiles.
Como se não bastasse, fez várias participações em fotos e vídeos de blogueiras e nas transmissões do Estúdio Live do Facebook Mentions na SPFW. 

Com tudo isso, além de divulgar o evento, as marcas que desfilaram, conseguiu ampliar bastante o número de seguidores. Ou seja, todos saíram ganhando! Ele é que podemos chamar de Digital Influencer, aquele que está em todas as plataformas na internet e que, além de informar, influencia pessoas a consumir ideias e produtos.   


  No espaço Facebook Mentions

Entrevistado por uma blogueira nos corredores do evento
Quando este texto estiver publicado, algo novo já terá sido apresentado pela industria da moda nas redes sociais, seja de maneira direta, seja através de uma das muitas personalidades (Digital Influencers), a milhares de pessoas ao mesmo tempo. O que fazemos com tanta informação, é o que ainda estamos descobrindo!

O que podemos afirmar é que estamos vivendo o ápice da democratização da Moda. E aquele que souber usar as redes sociais de forma consciente e planejada, ganhará cada vez mais seguidores e, consequentemente, popularidade. No caso das marcas, clientes ávidos por consumir as novidades propostas. 


#democratizacaodamoda #redessociais #modanasredessociais #arlindogrund #SPFW 


Nenhum comentário:

Postar um comentário