quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sim, ela tem estilo!

Iris Apfel
Talvez apenas os estudiosos e envolvidos com moda a conheçam. Iris Apfel é uma senhora americana que alcançou o ápice do sucesso após os 80 anos. E o marco foi a exposição em sua homenagem no Metropolitan Museum of Art de Nova York no ano de 2005 (Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel), evento no qual foram apresentadas produções feitas a partir do seu imenso acervo de roupas e acessórios, e que a imortalizou como um ícone fashion. Também é protagonista do documentário “Iris, uma vida de estilo” (2014) e de outra exposição, "Iris em Paris", no Le Bon Marché (2016), com direito a coleção cápsula e vitrine em sua reverência. 

Hoje, aos 95 anos, Iris é um ótimo exemplo a ser adotado quando tentamos responder a seguinte indagação – o que é ser uma pessoa com estilo? De maneira simplificada, podemos dizer que ter estilo é ter uma identidade visual, que apresente uma narrativa consistente, que reflita a personalidade, maneira de ser, pensar e estilo de vida de um indivíduo por meio da sua aparência. O que pode mudar, mas de forma linear e como reflexo de todas as mudanças, ambientes e momentos que vivenciamos no decorrer da vida.

Iris é reconhecida por seu visual impactante, no qual cores vivas, mix de estampas e texturas, formas amplas e maxi acessórios nunca são demais. Uma identidade visual que chama a atenção por conter elementos de estilo que avançam visualmente, combinados entre si. Combinações estas que poderiam não ser compreendidas e aceitas pela maioria das pessoas em seus cotidianos, mas que ela carrega com maestria, deixando sua marca por onde passa. Gosta de comprar em brechós e detesta se desfazer de suas peças, pois tem uma grande facilidade em montar produções com mistura de roupas e acessórios antigos e atuais. Como podemos perceber em suas fotos, o seu lema bem que poderia ser –   um colar a mais não faz mal a ninguém, ou então – mais é mais!

O estilo criativo de Iris
A evolução do seu estilo se deu no decorrer da vida, com influência clara da sua personalidade (uma mulher à frente de seu tempo), das áreas nas quais trabalhou (moda e decoração), como também das muitas viagens que realizou com o marido, Carl Apfel, na busca de referências para a empresa da família, fabricante de tecidos para decoração. E claro, ela vive em Nova York, lugar que possibilita a seus moradores uma grande liberdade de expressão. 

Um pouco da evolução do estilo de Iris
Foi acumulando referências estéticas de épocas e de culturas das mais diversas, que Iris chegou a um visual multicultural e não datado. Por tudo isso, poderíamos enquadrá-la no estilo criativo. No entanto, ela é mais, é autêntica, pop e fashion aos 95 anos! Como não amar?

                                Iris se preparando para a abertura da exposição no Le Bon Marché Paris (2016)

#estilo, #iconefashion, #identidadevisual, #irisapfel, #Irisumavidadeestilo, #marcapessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário