quarta-feira, 30 de abril de 2014

Yves Saint Laurent – O Filme

Cartaz oficial do
 Filme Yves Saint Laurent
O Filme Yves Saint Laurent apresenta às novas gerações a história de um dos maiores gênios da Moda de todos os tempos. O Filme Francês do diretor Jalil Lespert, protagonizado pelos atores Pierre Niney e Guillaume Gallienne, mostra além da retrospectiva da carreira do estilista, a evolução da alta-costura para o Prêt-à-porter e o cenário e conflitos de personagens de uma época em que o mundo passava por drásticas mudanças comportamentais.

Yves Saint Laurent (1936-2008), ao contrário do que muitos acreditam, não nasceu na França, mas na Argélia, antiga colônia Francesa. Sofreu quando jovem de preconceito, mas depois que mostrou seu talento na Maison Dior o sucesso não demorou a chegar. Isso, porém, não o poupou de conflitos pessoais, como a depressão, e aqueles decorrentes da fama e da influência do cenário sociocultural das décadas de 1960 e 1970. Nesse momento histórico, o amor livre e as drogas foram coeficientes integrantes da vida de artistas e descolados. Sua sorte foi a presença de uma figura protetora, que também tinha visão para os negócios, seu companheiro e sócio Pierre Bergé.

Saint Laurent em sua butique em Paris
Sabe-se que uma das maiores qualidades de um criador de moda é o de entender o espírito de seu tempo e, mas do que isso, perceber as movimentações da sociedade e as possíveis necessidades futuras das pessoas a partir de um determinado cenário. Saint Laurent foi um mestre neste quesito. Identificou, por exemplo, a necessidade das mulheres de consumirem peças de estilistas de forma mais simplificada e acessível. Para isso, abriu em 1966 a sua primeira butique com roupas prontas para usar. 
Também trouxe em suas coleções o conceito de uma mulher forte, que, mesmo vestida com peças pertencentes ao universo masculino, traziam, em essência, uma feminilidade latente, caso do famoso smoking feminino. Sem falar no escapismo representado em coleções inspiradas em outras culturas e épocas.

Vestido Mondrian
E algo que tem que ser lembrado, o estilista foi o criador do vestido mais famoso e copiado até aqui, inspirado nas formas da moda dos anos 1960 e na obra do artista plástico Piet Mondrian, revelando ao mundo a sua paixão pela arte.

O filme Yves Saint Laurent traz mais do que uma biografia de um estilista, é um filme para apaixonados pela moda, mas também para aqueles que se interessam pela história das décadas retratadas, suas estéticas e conflitos. Por tudo isso, vale a pena uma ida ao cinema.

Segundo Laurent, era feliz por duas vezes ao ano, na primavera e no outono, épocas em que criava e apresentava suas coleções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário